Como a Copo Vivo surgiu?
Um grande problema exige uma grande solução
Diariamente, cerca de 720 milhões de copos plásticos são usados e descartados no Brasil, correspondendo a 1500 toneladas de resíduos que não são reciclados devido a precariedade do mercado de reciclagem.
História
Em 2018, durante o trabalho final de graduação em Arquitetura, iniciamos a pesquisa Por uma Consciência: consciência material nos processos construtivos maquinofaturados com resíduos plásticos como uma alternativa sustentável de matéria-prima para a construção civil, uma indústria que consome 72% de todos os recursos naturais extraídos e descarta até 60% de tudo o que consome.
Nesta pesquisa foram investigados mais de 20 tipos de plásticos e escolhido aquele cujas propriedades são adequadas para a construção civil e cujo produto possui curta vida útil, como é o caso dos copos plásticos que muitas vezes são usados por apenas 5 segundos e podem levar até 400 anos para se degradar no meio ambiente.
A partir desta pesquisa, nasceu a startup Copo Vivo com a missão de trazer consciência material acerca do plástico, um material com inúmeras vantagens de aplicação mas que hoje é visto de forma precária devido ao erro de design de colocá-lo em produtos que não foram feitos para durar.
Queremos e utilizamos o Design como mecanismo de criação de consciência de novas e duráveis soluções para um Planeta de recursos limitados e muitos resíduos plásticos ociosos.
Por isso o Uplastique™ é a alternativa sustentável, circular e revolucionária para o seu Design e Arquitetura.